6 dicas para ser dar bem no colégio

02 fevereiro 2015


Oi gente! As aulas já estão voltando e acredito que esse ano todo mundo quer fazer bonito, né? Sempre dá aquele friozinho na barriga e um medo, mas é manter a calma e ter bastante foco. Conforme os anos vão passando as responsabilidades vão aumentando e as cobranças em relação ao futuro também. Para que 2015 seja um ano letivo tranquilo vai ser necessário ter disciplina e, bom, se esforçar um pouco mais. Então, para ajudar vocês, e a mim também, hahaha, resolvi fazer um post com algumas dicas para que esse ano seja maravilhoso e sem recuperações, vamos lá?


1- Seja organizado.
Use uma agenda para se organizar, escolha um modelo pequeno que não irá ocupar muito espaço e que seja útil para você, leve ela sempre na bolsa e anote nela todas as datas de provas e trabalhos, horários e coisas que você irá precisar fazer em cada dia. Outra coisa importante também é deixar seus materias sempre bem organizados para você não ficar perdido na hora de estudar.


2 - Não deixe as matérias acumularem.
Reserve no mínimo uma ou duas horas do seu dia e revise todo o assunto dado pelo professor naquele dia, nisso as matérias não irão acumular, você irá aprender mais e não vai passar sufoco na véspera da prova.


3 - Faça anotações e resumos.
O professor sempre vai falar um detalhe ou outro durante a aula que pode fazer toda a diferença, o melhor a fazer é anotar todo os conteúdos das aulas e destacar com uma caneta diferente o que for mais importante. Fazer resumos sobre o assunto também é uma ótima opção, para não ficar pesado vá fazendo ele conforme você vai estudando as matérias, coloque somente o que for necessário nele, assim sempre que precisar você vai ler e lembrar de tudo que já aprendeu. Eu faço isso e acredite, faz muita diferença na hora de estudar para as provas!


4 - Faça os exercícios.
Mesmo que o professor não tenha passado exercícios naquele dia é necessário faze-los principalmente quando as matérias são matemática, química e física. Procure alguns na internet, faça os que tem no livro, mas não deixe de praticar. Uma coisa também que vai facilitar é ir anotando todas as fórmulas em um papel, além de ser mais prático na hora de fazer os exercícios você vai memoriza-las rapidinho. Foca nos estudos e nos exercícios! 


5 - Procure conteúdo extra.
Muitas vezes acabamos não entendendo a linguagem do livro e o melhor é procurar o mesmo conteúdo em outras fontes. É nessas horas que as vídeo aulas são mais do que bem vindas, elas irão ajudar na memorização do assunto e também podem conter algum detalhe importante que o professor esqueceu de falar. Há também vários sites na internet, apostilas, revistas e também vários outros livros. Não se prenda somente aos seus livros do colégio.


6 - Se desligue um pouco do mundo virtual.
Pode ser difícil, mas não é impossível! Fique longe do seu celular pelo menos durante a aula e nas horas de estudo, desligue-o e use somente nos intervalos para dar aquela checada nas redes sociais. Cada coisa tem sua hora e o mundo não irá acabar porque seu celular vai estar desligado por algumas horas.

E agora é com você! Espero que as dicas sejam úteis, que 2015 seja um ano repleto de coisas boas na vida escolar de vocês, que vocês consigam alcançar tudo que desejam, que eu alcance o que quero e é isso. Agora é só ter dedicação e força de vontade que iremos longe!
Um beijo enorme para vocês.

3 comentários :

  1. Gostei bastante das dicas, sempre estudei na véspera pelo livro (à excepção de uma ou outra cadeira quando estava na universidade), mas é bem mais fácil quando tudo está organizado e resumido :)
    Beijocas*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facilita muito se organizar e fazer resumos antes, eu fazia na véspera, mas fazer sempre que o professor explica os assuntos é bem melhor! ;)

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Se eu tivesse cumprido a segunda e última dica, eu teria me saído melhor na escola, principalmente em física, química e matemática. Mas eu consegui passar apesar de tudo e seguirei essas dicas, principalmente agora, que vou pra faculdade! Estudar , resumir o conteúdo e fazer os exercícios antes e depois é sempre melhor! A gente aprende muito mais, sem dúvidas!
    Um super beijo, Cores de Dezembro

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui, seja bem vindo(a)!

♥ Comente o que achou da postagem, fique a vontade também para dar dicas, ideias e sugestões.

♥ Se você não tiver conta no Blogger isso não é problema, aqui ao lado tem a opção "Comentar como" e nela vai ter várias opções, é só escolher a que você mais preferir!

Obrigada pela visita, volte sempre! ♥




2016 - Cabeça de Garota © Todos os direitos reservados | Design e Programação Jéssica Argentino | Ilustração Laís Lima