Manual de sobrevivência ao Enem

15 outubro 2015


Oiii gente, tudo bem? O ENEM está se aproximando, o nervosismo vai tomando conta, principalmente quando é a primeira vez.  São muitas as dúvidas sobre o que fazer antes, o que levar no dia, como agir na hora da prova e mais um milhão de coisas. Sei que muita gente acaba correndo desesperado pra internet em busca de ajuda, de pelo menos uma palavra amiga, e quando no fim você acaba não encontrando nada de útil, não tendo muito o que se fazer, só espera o grande dia, e seja o que Deus quiser. Pensando na aflição que passei no ano passado, resolvi fazer um pequeno manual de ajuda para quem vai fazer a prova e dar as melhores dicas, vamos conferir?


ANTES DA PROVA

Não tente se matar tentando aprender algum assunto ou deixe para revisar tudo nesse dia, no máximo repasse algumas fórmulas até o meio dia, tire a outra metade para relaxar, afinal é necessário se preparar para a luta que será os dois próximos dias, não é mesmo?

♥ Sobre a alimentação, cuidado! Não vá comer nada pesado e que não tenha costume, tenho certeza que você não vai querer amanhecer com o estômago enjoado ou coisa do tipo.


O QUE LEVAR?

♥ É necessário levar o documento original com foto, caneta estereográfica preta transparente (melhor dizendo: caneta Bic) e o cartão de confirmação (ele está disponível no site do Enem para ser impresso, não vem mais pelo correio!). Muita gente diz que não precisa, que é só saber o local da prova, o andar e a sala, mas é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

♥ Sobre a alimentação, gente vão devagar, de-va-gar! Olha, que ano passado eu vi tanta coisa que sinceramente, não tem necessidade, além de está atrapalhando o coleguinha vai está atrapalhando você também, então vamos fazer o certo, ok? Dê preferência a alimentos que irão te dar um certo tipo de "energia". É aconselhado levar água, barrinha de cereais, barrinha de chocolate preto (o branco não é chocolate, sabia?) e algo de sal, como por exemplo sanduíche natural. Eu na verdade nem sou de comer muito, ano passado levei um horror de coisa (exagerada demais, como sempre) e acabei voltando com tudo de novo. Mas sempre é bom levar uma coisinha, principalmente água, pois ninguém merece passar fome e muito menos sede.


O QUE VESTIR

♥ Tem gente que esquece que está indo fazer uma prova e se arruma como se fosse a um desfile de moda, para miga, tá feio. O segredo é: vá o mais confortável possível! Se eu pudesse ia de pijama, garanto que mais confortável que isso não tem. Esqueça roupas apertadas, tomara que caia (pra não ter que ficar ajeitando) ou muito curtas (pra não mostrar coisas demais). E olha, por experiência: nada de vestidos e saias justas, o desconforto vai ser garantido. Se joga nos shorts larguinhos, blusas confortáveis, rasteirinhas ou tênis. Procure o look que mais te deixe confortável e não parecendo uma bonequinha de luxo!

ESTRATÉGIA PARA FAZER A PROVA

O ENEM é uma verdadeira prova de resistência, há quem diga que é mais cansativo que difícil, e eu concordo. Passar cinco horas sentado tendo que raciocinar, ler textos enormes, escrever, preencher cartão-resposta... não é nada fácil. Mas e então o que fazer pra não se sair bem na prova mais importante da sua vida (até agora)?

♥ Se você já tem em mente qual é a universidade dos seus sonhos e os pontos e notas de cortes para o seu curso dê preferência as áreas que têm mais peso, se todas valem peso um comece por aquelas que tem maior pontuação. Primeiro dia: Ciência da Natureza e depois Ciências Humanas. Segundo dia: Redação, Matemática e depois Linguagens. No domingo desconsidere as áreas que te mais peso e sem duvida alguma COMEÇE POR REDAÇÃO!

E é isso ente, espero que tenham gostado! Juntei tudo o que sabia nesse post (recebi também umas dicas da minha amiga Leidi, obrigada linda!), e bom, desejo a você uma boa prova, boa sorte e faça com calma, por mais que você siga todas as regras sempre vai ter algo que a gente só aprende com a prática hahaha.
Beijoooos

3 comentários :

  1. Nossa, adorei as dicas.. vou fazer pela primeira vez porque será necessário ano que vem, e tipo nao encontro nada na net realmente.. to bem ansiosa kkk :D

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
  2. Ooohhh Jesus não me fale em ENEM kkkkkk!! Fiz o enem por 5 anos seguidos e esse é o primeiro ano que não faço, sei o quanto é estressante esse dia além de nos deixar super ansiosa. Adorei sua atitude de criar um post para as pessoas que irão fazer pela primeira vez e ficam meio perdidas sem saber como devem agir. As dicas estão ótimas, adorei seu blog super recheado!!
    Bjuxx linda!

    Vem visitar meu canal também, vou adorar você por lá!
    www.blogdadimilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei lindona as dicas, esse e o primeiro ano que vou fazer o enem e confesso que estou um pouco nervosa, mas as suas dicas foram de grandes valias para me um beijão.
    http://www.minaimperfeita.com/

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui, seja bem vindo(a)!

♥ Comente o que achou da postagem, fique a vontade também para dar dicas, ideias e sugestões.

♥ Se você não tiver conta no Blogger isso não é problema, aqui ao lado tem a opção "Comentar como" e nela vai ter várias opções, é só escolher a que você mais preferir!

Obrigada pela visita, volte sempre! ♥




2016 - Cabeça de Garota © Todos os direitos reservados | Design e Programação Jéssica Argentino | Ilustração Laís Lima