Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

20 fevereiro 2016


Oiiii gente, tudo bem? Sempre gostei de ler livros com histórias dramáticas e que tenha um pouco sobre fatos reais. Nessas buscas por livros assim encontrei O Menino do Pijama Listrado e ele me lembrou muito A Menina que Roubava Livros, pois ambos falam sobre a época nazista, holocausto e judeus. É um livro triste, mas eu gostei muito, achei a capa dele muito bonitinha e está totalmente relacionado a história, a linguagem do livro também é bem fácil e a leitura é bem rápida, isso me fez gostar mais ainda dele.


O livro vai contar a história de Bruno, um menino que está no meio da época do nazismo e não tem ideia do que seja holocausto e situação final do judeus. Ele também nem imagina que seus pais estejam metidos em tudo isso. Tudo começa quando Bruno chega em casa e vê a empregada arrumando suas malas. Ele se desespera ao descobrir que a família irá se mudar da grande casa em Berlim, abandonar escola, o resto de sua família e amigos, e ir para um lugar desconhecido. Lá a casa é pequena, não tem ninguém para brincar, nada pra fazer e tudo que vê da sua janela são pessoas todas usando pijamas listrados. 


Entediado em não fazer nada Bruno resolve "explorar" o lugar. Em uma dessas explorações ele acha um menino do outro lado da cerca, Shmuel, que também usa um dos pijamas, está bem triste e por coincidência faz aniversário no mesmo dia que o seu. Começa ai um agrande amizade entre Shmuel e Bruno. Dois meninos que são tão diferentes e ao mesmo tempo parecidos, criam uma amizade tão linda, verdadeira e acima de tudo inocente em meio a um dos piores acontecimentos do mundo. 


"Não torne as coisas piores pensando que dói mais do que você realmente está sentindo"


“- E se eu também tivesse um par de pijamas listrados? Aí eu poderia passar para o seu lado e fazer uma visita, sem que ninguém percebesse. – Acha mesmo? Faria isso? – É claro. Seria uma grande aventura. Nossa última aventura.”

MINHA OPINIÃO
Eu gostei muito do livro, tanto pela história também, mas por ele ter me fez refletir tanto. Me arrependi de ter deixado tanto tempo o livro abandonado na estante. Foi uma história que me prendeu desde o início e me fez chorar com o final. A inocência das crianças é tanta que dá vontade de entrar no livro e abraçar os dois (risos). A forma como a história é narrada chega a ser poética. Confesso que fiquei surpresa com o final, muito inteligente da parte do autor. É incrível. Leiam! 

E vocês, já leram ele? O que acharam da resenha? Me conta aí!
Ah, e se tiver sugestão de algum livro pode deixar aqui nos comentários, vou amar!
Beijoooooos
Me companhe também nas redes sociais


Se inscreva aqui no canal



3 comentários :

  1. Eu já li esse livro. Eu nem sabia que ele existia até uns anos atrás.
    Quando eu estava no fundamental eu assisti do sexto (ou sétimo) ano até o nono assistindo esse filme, haha. Era uma programação na escola que tinha, a gente ia para o auditório assistir esse filme. Todo o ano a gente assistia, mas não fazia ideia de que tinha o livro.

    Aí ano retrasado, parece, eu li o livro. Simplesmente incrível!
    Não querendo comparar, mas achei ótima a adaptação para filme! Você já assistiu o filme?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - corrigindo o texto, já que não li antes de publicar!

      "Quando eu estava no fundamental eu assisti do sexto (ou sétimo) ano até o nono esse filme, haha. Era uma programação na escola que tinha, a gente ia para o auditório assistir esse filme. Todo o ano a gente assistia, mas não fazia ideia de que tinha o livro."

      Excluir
  2. gostei bastante da resenha parabéns! passa la no meu blog que também fiz a resenha do livro a culpa é das estrelas um bjo!

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui, seja bem vindo(a)!

♥ Comente o que achou da postagem, fique a vontade também para dar dicas, ideias e sugestões.

♥ Se você não tiver conta no Blogger isso não é problema, aqui ao lado tem a opção "Comentar como" e nela vai ter várias opções, é só escolher a que você mais preferir!

Obrigada pela visita, volte sempre! ♥




2016 - Cabeça de Garota © Todos os direitos reservados | Design e Programação Jéssica Argentino | Ilustração Laís Lima