Precisamos falar sobre Okja

23 julho 2017


Oiiii gente! Esse post nem estava na programação porque eu não estava preparada para ver o filme, mas sabe-se lá Deus o motivo eu acabei assistindo e desde então estou muito triste. Pra quem não sabe a Netflix lançou o filme Okja o qual tem como objetivo mostrar como funciona a indústria alimentícia e toda a verdade que não sabemos ou fingimos não saber. 

Data de lançamento: 28 de Julho de 2017
Direção: Joon- Ho Bong
Gênero: Avntura, Ficção Científica, Drama
Naturalidade: Coreia do Sul, EUA


"Nova York, 2007. Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO de uma poderosa empresa, apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de "super porco", ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local. A ideia é que os animais permaneçam espalhados ao redor do planeta por 10 anos, sendo que após este período participarão de um concurso que escolherá o melhor super porco. Uma década depois, a jovem Mija (Seo-Hyun Ahn) convive desde a infância com Okja, o super porco fêmea criado pelo avô. Prestes a perdê-la devido à proximidade do concurso, Mija decide lutar para ficar ao lado dela, custe o que custar."

O filme tem como objetivo mostrar a relação afetiva entre o dono e seu bichinho de estimação, mas também mostra todo o processo das indústrias alimentícias e a grande jogada publicitária da empresa em questão: Mirando. Eu não posso negar que achei o início do filme sensacional, fiquei encantada com a superprodução na apresentação do projeto dos Super Porcos e sim eu cheguei a acreditar que era algo bom. No decorrer do filme é possível perceber que todos os passos da empresa são feitos apenas para causar uma boa imagem aos consumidores, eles são se importam nem um pouco com a saúde dos animais e a natureza.



Entre os 26 animais espalhados por todo o mundo temos em destaque a figura de Okja, o animal de estimação de Mija. A menina cresce com Okja desde pequena e a relação de companheirismo entre elas é incrível, a todo momento podemos ver a conexão que as duas tem. De fato é isso que faz o filme ser tão emocionante e impactante. Com o concurso chegando Mija corre o risco de perder a sua amiga, mas para isso ela fará tudo - tudo mesmo - para conseguir ficar com sua amiga.

A trama é completa de ação e às vezes para equilibrar as cenas fortes é possível a presença (ou tentativa) de algumas cenas de humor. É impossível não se envolver e chorar assistindo. Mesmo que ainda de modo "leve" existem cenas que mostram como funcionam os laboratórios em que os animais geneticamente codificados vivem, o acasalamento forçado e também o abatedouro e todo o processo de preparação da carne para o consumo. 


"É doloroso. Mas não podemos ser fracos."

MINHA OPINIÃO
Não assista ao filme, não se você não estiver preparado para ver essas cenas. Sei que o objetivo dele é informar e fazer uma reflexão aos telespectadores, mas é assustador. Parei diversas vezes achando que não iria consegui terminar de ver o filme, haviam mitas cenas que eram verdadeiros gatilhos pra mim. Em muitas fases da minha vida já quis aderir ao estilo de vida vegetariano, já vi alguns vídeos sobre a indústria alimentícia e agora penso seriamente em tomar essa decisão. Vendo o filme me senti tão pequena por saber que por mais que eu faça as minhas escolhas ainda será uma atitude mínima diante da situação. A produção do filme é incrível, meus olhos brilharam com a apresentação da Mirando, de verdade eles tem um marketing maravilhoso. As cenas são muito bem gravadas e cada cena foi muito bem pensada: cores, trilha sonora... tudo. Achei o filme muito bom, mas ainda assim não mudo a minha opinião sobre o mesmo. 


Vocês já viram o filme? Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Beijão!!

Me companhe também nas redes sociais

Se inscreva aqui no canal


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Que bom ter você aqui, seja bem vindo(a)!

♥ Comente o que achou da postagem, fique a vontade também para dar dicas, ideias e sugestões.

♥ Se você não tiver conta no Blogger isso não é problema, aqui ao lado tem a opção "Comentar como" e nela vai ter várias opções, é só escolher a que você mais preferir!

Obrigada pela visita, volte sempre! ♥




2016 - Cabeça de Garota © Todos os direitos reservados | Design e Programação Jéssica Argentino | Ilustração Laís Lima